quinta-feira, 11 de julho de 2013

O que é um Arquiteto de Teste de Software?

Muitos pensam (vários até afirmam) que para ser um Arquiteto de Teste de Software, primeiro você precisa de experiência como Analista de Testes. Posso afirmar com propriedade que isso não é verdade, pois sou a prova viva de que isso não é um requisito obrigatório.
 
Trabalho há mais de anos na mesma empresa, fui contratado inicialmente para atuar como Analista de Testes, mas no primeiro dia de trabalho já fui alocado como Arquiteto. O motivo? Extrema facilidade com lógica de programação, auto-desenvolvimento acima da média, conhecimento satisfatório em consultas SQL e muita vontade de aprender.
 
Mas o que faz um Arquiteto? Tudo que um Analista faz, e mais um pouco, mas mais focado para a infraestrutura do processo de desenvolvimento.
 
Dentre as minhas principais atividades, estão:
  • Automação de testes funcionais e não-funcionais
  • Execução de testes não-funcionais
  • Preparação e manutenção de ambientes virtuais
  • Gerenciamento e manutenção de bancos de dados¹
  • Desenvolvimento de ferramentas para uso interno
 
Para as atividades citadas, são necessários conhecimentos específicos em várias ferramentas. Em uma infinidade delas para ser sincero.
 
Para se ter idéia:
  •  na Automação usamos TestComplete* (para ambiente desktop e web) e Selenium WebDriver** (exclusivamente web);
  • nos testes não-funcionais, JMeter**, LoadComplete*, WebLoad*, dentre outros;
  • na preparação de ambientes virtualizados, usamos o Hyper-V*, ferramenta da Microsoft, e em casos excepcionais, o VirtualBox** e com menos frequência o VMWare*;
  • quando o assunto é banco de dados, a empresa em que trabalho fornece suporte para duas plataformas: Oracle**, gerenciada por ferramentas como SQLDeveloper, Oracle Enterprise Manager, Toad, WinSQL, linhas de comando com SQLPlus, dentre outras; e SQL Server**, principalmente através do Management Studio e também por linha de comando usando o sqlcmd;
  • e por fim, no caso de surgir a necessidade de desenvolver ferramentas, somos livres para usar o que precisar (mas isso pode variar nas empresas): no meu caso, quando entrei aqui, trabalhei em um projeto desenvolvido em VB6*. Recentemente trabalhei no desenvolvimento de um framework escrito em Java**.
 
Ser Arquiteto de Testes exige muito do profissional. Não falo isso para diminuir outros cargos; muito menos para superestimar o meu.
 
Portanto, se você pretende seguir essa maravilhosa carreira, prepare-se para estudar e seja muito bem vindo!
 
---------------------------
¹ Temos um DBA na equipe, mas para o caso de ele não estar presente um dia, temos que estar à altura para substitui-lo. 
* Ferramentas pagas
** Ferramentas Open Source

Nenhum comentário:

Postar um comentário